Atualmente vivemos na era da técnica, ou seja, dos contantes e crescentes avanços tecnológicos, uma época ímpar na qual o desenvolvimento tecnocientífico atingiu uma condição basilar para a própria existência humana. É algo que esta totalmente relacionado com a existência humana, por que surgiu com o homem, e para o homem.
Alguns altores como "Martin Heidegger", abordam em suas obras que a técnica não é um mero fazer do homem, mas se apresenta como destino do homem, a essência da técnica não esta na própria técnica, mas antes, mostra-se em sua condição de destino humano.
Já para o Filosofo "Gilbert Simondon, o homem possui sua existência mediada pelos objetos técnicos e apropria cultura depende de tais objetos. Desta forma, cultura e técnica estão inseridas em uma relação de complementariedade.
O fenômeno da Técnica aqui compreendido pelo avanço nos processos tecnológicos, encontra-se presente em nossas vidas de tal forma que já não podemos prescindir acerca dos problemas trazidos por tal avanço. Em contrapartida muito contribui com o avanço do homem, permitindo que faça algo diferente que pense e que transforme o meio em que vive. "Resta ao homem a liberdade e, sobretudo, a responsabilidade em suas escolhas e em seu agir".
"Ainda para Simondon, ao criar objetos técnicos com meros fins utilitários e de consumo, os objetos técnicos não evoluem necessariamente. Uma simples aparição de um novo objeto técnico não define, para ele, uma evolução. Evolução acontece quando há realmente uma mudança substancial que possa gerar um aperfeiçoamento do abjeto técnico, pensando na totalidade que engloba o homem, o objeto técnico e o mundo em geral".
O crescimento dos processos educacionais, que possibilitam a relação de ensino aprendizagem, fazem parte de um fenômeno técnico que constitui uma evolução, em particular a EAD - Educação Aberta e a Distância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário